A duração do tratamento depende, mas normalmente dura cerca de 8 meses. Nesse período, o residente passa pelas fases de acolhimento, reabilitação, recuperação e reinserção social.
Conselheiros, Médico Clínico, Médico Psiquiatra, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Assistente social, Psicólogo, Professor de Educação Física e também uma dedicada equipe administrativa.
O Grupo de Acolhimento é realizado todas as vezes que um novo usuário ingressa no programa em dois momentos específicos, sendo:
1o) Na sua chegada à fazenda, quando recebe as boas vindas pelos membros da equipe que se apresentam e passam à ele as primeiras informações sobre o Programa e sua participação, normas de moradia e dão explicações sobre a rotina, os direitos e deveres, encaminhando-o junto com um residente mais velho, denominado “Anjo ou Padrinho”, que mostrará ao mesmo as dependências da Fazenda e seu dormitório, auxiliando-o nos primeiros quinze dias a conhecer e aprender as técnicas e práticas na vida da Estância Fraternidade. Este momento tem a duração de aproximadamente duas horas.
2o) Organizado e realizado pelos próprios residentes, em dois momentos: no primeiro dia de sua chegada, moderado por residentes mais velhos, e num segundo momento através da entrega de seu crachá definitivo e participação do residente no grupo que fará parte durante seu tratamento na Estância Fraternidade. São compostos por:
– leitura da “CARTA AO RECÉM-CHEGADO”, escrita por um residentes que está deixando o Programa com alta terapêutica, ou seja, graduado;
– por trocas de experiência, do quanto está sendo proveitoso e produtivo o processo de recuperação para aqueles que compartilharão das experiências vividas com os mesmos.
Visa promover o bem estar, a motivação e o engajamento do novo residente no grupo (família). Este grupo tem duração de aproximadamente noventa minutos, variando dependendo do número de internações.
Conforme o residente conquista habilidades e responsabilidades diante do Programa, vai adquirindo status (posição) de mudança de fases, como funções específicas dentro do Grupo; Ex: A função de Agilizador é dada ao residente que tem como objetivo específico agilizar os processos e tarefas que envolvem os residentes na dinâmica da comunidade terapêutica. A função de Integrador é oferecida ao residente que tem como objetivo integrar os membros tanto para a Equipe quanto para os próprios residentes membros do seu grupo. O Integrador tem como objetivo principal integrar o grupo nas suas diversas relações intra e intergrupais além de levar e trazer as demandas que acontecem no dia-a-dia da e para a equipe e membros do grupo;
O Grupo de 12 Passos é realizado pelo Conselheiro do Grupo ou por um Residente Nível Avançado e é baseado na filosofia desenvolvida pelos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos. Auxilia o dependente de álcool e de outras drogas a perceber a perda do domínio de sua vida e a sua impotência diante do álcool e de outras drogas. Esse grupo acontece de 3 a 5 vezes por semana (interna e externamente), de acordo com a etapa do tratamento em que se encontra o residente e é fundamental no processo de recuperação à medida que oferece ao residente:
∙ Conhecimento sobre a dependência química e seus efeitos.
∙ Aprendizagem de lidar com a abstinência;
∙ Desenvolvimento de uma espiritualidade (fé), acreditar que há um Poder Superior que pode ajudá-lo a devolver a sanidade;
∙ Aceitação das coisas (fatos) que não pode modificar e persistência e coragem para modificar as que podem ser modificadas.
∙ Conscientização, reflexão interior, sobre honestidade e responsabilidade sobre seus atos e por si tomar decisões, criando condições que possibilitem sua passagem de coadjuvante para protagonista do seu próprio processo educativo;
∙ Reflexão sobre os comportamentos diários;
∙ Verbalização dos sentimentos;
∙ Aprendizagem a lidar com o passado e a culpa;
∙ Aquisição de valores gerais: Visão de família, de Comunidade, de Sociedade, da Espiritualidade.
∙ Preparação do 4o e 5o Passo, ou seja: Inventário Moral de sua vida e a leitura do mesmo para seu
Conselheiro.