GRUPO DE ACOLHIMENTO
O Grupo de Acolhimento é realizado todas as vezes que um novo usuário ingressa no programa em dois momentos específicos, sendo:
1o) Na sua chegada à fazenda, quando recebe as boas vindas pelos membros da equipe que se apresentam e passam à ele as primeiras informações sobre o Programa e sua participação, normas de moradia e dão explicações sobre a rotina, os direitos e deveres, encaminhando-o junto com um residente mais velho, denominado “Anjo ou Padrinho”, que mostrará ao mesmo as dependências da Fazenda e seu dormitório, auxiliando-o nos primeiros quinze dias a conhecer e aprender as técnicas e práticas na vida da Estância Fraternidade. Este momento tem a duração de aproximadamente duas horas.
2o) Organizado e realizado pelos próprios residentes, em dois momentos: no primeiro dia de sua chegada, moderado por residentes mais velhos, e num segundo momento através da entrega de seu crachá definitivo e participação do residente no grupo que fará parte durante seu tratamento na Estância Fraternidade. São compostos por:
– leitura da “CARTA AO RECÉM-CHEGADO”, escrita por um residentes que está deixando o Programa com alta terapêutica, ou seja, graduado;
– por trocas de experiência, do quanto está sendo proveitoso e produtivo o processo de recuperação para aqueles que compartilharão das experiências vividas com os mesmos.
Visa promover o bem estar, a motivação e o engajamento do novo residente no grupo (família). Este grupo tem duração de aproximadamente noventa minutos, variando dependendo do número de internações.