As drogas no âmbito familiar são causas de diversos problemas de saúde física e psicológica para o dependente e os familiares. Mas você sabe o que fazer nessa situação?
Em primeiro lugar a família é o âmbito do dependente que é mais afetado por conta das drogas, causando diversas mudanças nas vidas daquelas pessoas e podendo causar graves problemas de saúde para os mesmos.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para você saber lidar se for o caso de haver algum dependente em casa.
O papel da família
Estender a mão para o que for preciso é fundamental para que o dependente químico sinta esse apoio dentro do lar. Da mesma forma, devemos lembrar que um dependente químico sofre por diversos problemas e um deles é querer largar as drogas e não conseguir.
Por isso, os familiares têm que demonstrar uma postura de apoio, mas também deixar claro que não concorda com o uso de drogas. E que estão dispostos a assumir a responsabilidade juntos e apoiar o ente querido.
Quando existe o caso de drogas no âmbito familiar, a família tem um papel de extrema importância na evolução e recuperação do indivíduo, mantendo a paciência e ajudando nos momentos mais delicados.
Não se distancie
Uma outra dica importante é não se distanciar do dependente. É nesse momento que a pessoa mais precisa do apoio da família. Sozinho é pouco provável que ela consiga. Portanto seja uma referência.
Seu lar não pode ser destruído por problemas de drogas no âmbito familiar. Atualmente, a droga é um dos maiores destruidores de famílias.
E para que isso não aconteça, você deve agir e demonstrar que está junto da pessoa que precisa de ajuda. Esse é um momento delicado para os dois lados.
Para qualquer pessoa da sua família que esteja nessa situação de dependência, busque procurar soluções para que isso seja resolvido. Seja em grupos de aconselhamento, psicólogos e clínicas de reabilitação, afinal, nada mais importa do que o bem-estar de sua família.
Nem todo caso é igual
Para cada caso existe um meio de solução, pois todos são diferentes. Depende de pessoa para pessoa, família para família. Em casos mais graves, é recomendado o acompanhamento psicológico individualizado.
Quando a situação das drogas no âmbito familiar vem à tona e a situação se torna mais grave, muitas pessoas não sabem como lidar de maneira adequada.
Não crie um abismo entre você e o dependente químico. Caso esteja passando por um problema difícil como esse, mantenha o controle, pare, reflita e procure ajuda especializada.
Você não está sozinho
Seja você, um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por algum problema de drogas no âmbito familiar, não hesite! Nós podemos te auxiliar com isso. Lembre-se: você não está sozinho nessa luta.
Portanto a importância da união familiar e do apoio ao dependente na luta para se livrar das drogas são fatores fundamentais para manter um ambiente agradável e propício para o bem-estar de todos.
Leve em consideração participar dos grupos de apoio e melhorar a relação com o seu parente. Isso vai demonstrar empatia e interesse no tratamento necessário.
Fique atento e procure ajuda. Certamente saúde e bem-estar são os maiores benefícios para qualquer família. Nascemos para ser vencedores!