Estresse? Hábitos diários para manter o corpo e a mente saudáveis

Estar livre da tensão e do estresse diário é o desejo de muitas pessoas. Afinal, nada melhor do que ter uma vida saudável e feliz onde a ansiedade passe longe e a depressão seja algo inimaginável.

Estar livre da tensão e do estresse diário é o desejo de muitas pessoas. Afinal, nada melhor do que ter uma vida saudável e feliz onde a ansiedade passe longe e a depressão seja algo inimaginável.

Mas será que é possível viver dessa forma com simples mudanças de hábito em nosso próprio estilo de vida? A resposta é sim. Poucas pessoas sabem, mas a sensação de bem-estar entre a mente e o corpo é equilíbrio perfeito para uma vida saudável.

É importante manter a mente saudável e livre de estresse?

Uma mente saudável traz conforto e bem-estar que refletem positivamente em vários aspectos da vida. Família, amigos, relações amorosas, convívios sociais e desafios profissionais tornam-se mais prazerosos e estimulantes.

Uma agenda cheia de compromissos inadiáveis, uma rotina de trabalho estressante, a falta de tempo para o descanso. São vários os fatores que acabam ocasionando o cansaço mental, que resulta em desânimo e/ou ansiedade.

Cuidar da mente exige dedicação e mudança de hábitos. É preciso ter força de vontade e uma postura firme para ajudar a manter a saúde mental. Caso não seja prioridade, pode levar a algo mais grave, como a depressão.

Mas como cuidar da saúde mental? Atente-se para a lista a seguir.

Cuidado da mente e do corpo

A alimentação é um dos principais fatores na sua mudança de hábito para a saúde mental. Quer evitar o estresse e a ansiedade? Invista em ótimos nutrientes que auxiliam e desenvolvem as funções cerebrais.

Mantenha uma alimentação rica em proteínas e vitaminas. Não apenas em lanches rápidos durante os intervalos, mas em todas as suas refeições diárias. 

E não são pratos sofisticados, exóticos e caros que são difíceis de encontrar ou fazer. Um ótimo exemplo de um alimento que faze bem para o cérebro é o abacate, pois possui propriedades antioxidantes. Propriedades essas que ajudam no combate ao envelhecimento.

O abacate também é uma fruta rica em ômega-3, que combate o desgaste do cérebro. Assim como o outro aliado do cérebro: o brócolis. Um vegetal rico em nutrientes que ajudam na saúde do órgão, contribuindo com a boa memória.

Para enriquecer a sua salada e manter o cérebro saudável, temos o tomate. Rico em licopeno e com propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento das células, o tomate auxilia o organismo na proteção de várias doenças.

Os exercícios são parceiros do cérebro

Já é comprovado cientificamente que os neurônios continuam a nascer durante toda a vida. Então, por que não continua também estimulando o cérebro através da atividade física?

Quanto mais sangue circular pelo cérebro, maior o número de novos neurônios. É justamente nesse ponto que entra a prática de exercícios físicos. Estimular o desenvolvimento de novos neurônios ativa o hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória.

Estudos feitos pelo neurocientista Art Kramer, da Universidade de Illinois, comprovaram os efeitos positivos da atividade física para evitar o estresse. Ele monitorou um grupo de pessoas com mais de 60 anos que praticou exercícios regularmente durante seis meses. 

De acordo com esse estudo, o grupo teve um aumento do volume cerebral em áreas do lobo frontal. Essa é uma importante região que trabalha o raciocínio. As pesquisas anteriores comprovaram que essa área sofre de deterioração e a velocidade do raciocínio é prejudicada.

Pensamentos positivos sempre

Não deixe que pensamentos positivos tomem conta da sua mente e da sua vida. Esse é uma dos piores inimigos do cérebro. Alimente-o com ações e decisões que tragam benefícios para você e as pessoas que convivem com você.

Pode ser difícil controlar as emoções e aproveitar melhor a vida. Têm dias que o desejo e explodir sem pensar e extravasar com gritos para mandar o estresse embora. Mas isso só aumentará os problemas.

Cultivar pensamentos positivos e controlar as emoções é um exercício diário de conhecer a si mesmo; e você deve praticá-lo todos os dias. Quando pensamentos de ansiedade e outros pontos que podem levar à depressão chegarem à sua mente, encare-os e os transforme em autoconhecimento. É você que está no controle.

A Estância Fraternidade pode te ajudar, Você não está sozinho

comportamentos compulsivos, comportamento humano, vícios, ajuda

Seja você, um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por desgaste ou cansaço mental, não hesite! Procure uma ajuda especializada. Nós, da Estância Fraternidade, podemos te auxiliar com isso. Lembre-se: você não está sozinho nessa luta.

Posts Relacionados

Comments (1)

[…] em meio a uma pandemia?Home ansiedade Como manter a saúde mental em meio a uma pandemia 0 0   Por Estância Fraternidade ansiedade depressão saúde mental 17 de abril de […]

Deixe um comentário

Converse no WhatsApp