Isolamento social: como se manter saudável?

Como se manter saudável diante de tudo isso que está acontecendo? Aquela rotina de correrias, idas e vindas deu lugar ao home office e monotonia. E agora o que fazer?

Como se manter saudável diante de tudo isso que está acontecendo? Aquela rotina de correrias, idas e vindas deu lugar ao home office e monotonia. E é nesse momento que muitos se perguntam o que fazer.

Provavelmente você deve estar pensando isso agora mesmo ou já pensou em algum momento durante esse período de isolamento social. Conheça algumas dicas de como se manter saudável durante a quarentena.

A rotina pode ter deixado você no automático

Quantas vezes você se deu conta fazendo algo que nem percebeu? Ou participou de uma reunião e não lembrou do que foi falado durante aquelas poucas horas?

Ou mesmo saiu do trabalho dirigindo no automático e nem precisou se esforçar mentalmente para chegar até em casa e só depois se perguntou como chegou tão rápido?

É isso que a rotina faz. E é algo que pode ser bom em alguns casos, pois ajuda na tomada de decisões, a cumprir metas e realizar atividades do dia a dia.

Mas nem tudo são flores. Porque todos os dias pessoas se perguntam como se manter saudável diante dos acontecimentos diários. E com esse período de isolamento social não é diferente.

Você precisa desacelerar e se adaptar

Diante da pandemia do novo coronavírus, pessoas e mais pessoas precisaram se adaptar em atividades que antes eram normais, mas que atualmente não podem ser realizadas.

E quem vivia em progresso de ações e tomadas de decisões em uma velocidade acelerada, precisou desacelerar e entender o que estava acontecendo.

Com isso, muitas pessoas sentiram e ainda sentem os danos causados pelo isolamento social. O home office passou a fazer parte da vida de milhares de pessoas. E o cotidiano não é mais o mesmo.

Mas, mesmo estando em casa, é preciso cuidar da mente e do corpo. É necessário se manter saudável e cuidar da alimentação, dos exercícios e consumo de conteúdo audiovisual de boa qualidade.

Organização e determinação são palavras-chave para isso

Não é porque você está em casa que as coisas precisam ser desorganizadas e sem nexo. Se você está trabalhando de casa, mantenha um horário de início e término do expediente e pausas para o almoço e lanches como se tivesse na empresa.

Outro fator de atenção é a alimentação. Lembra da rotina? Aqui ela será importante para você manter uma alimentação regrada e com os horários pré-determinados.

Faça suas refeições de forma adequada e saudável para favorecer a digestão. Dê preferência a alimentos frescos, como frutas e legumes e a pratos que você mesmo cozinhou.

Castanhas, nozes, amendoim e frutas secas também são ótimas fontes de como se manter saudável em meio ao isolamento social. Elimine os embutidos e processados do seu cardápio.

Se puder, faça exercícios regularmente. Mesmo em casa. Procure um espaço, vista roupas leves e hidrate-se. No YouTube existem milhares de vídeos gratuitos de profissionais ensinando atividades físicas.

A saúde mental é tão importante quanto a física

Não se esqueça de cuidar também da mente. Assista filmes e séries que vão fazer bem à sua mente. Coloque uma playlist de boas músicas enquanto você trabalha ou pratica exercícios.

Fale com a sua família pessoalmente ou por telefone e jogue conversa fora. Nada melhor do que pessoas que transmitem amor para fazer você se sentir melhor.

Se estiver se sentindo desanimado, procure pessoas conhecidas ou uma ajuda profissional que possam te motivar nesse momento de isolamento social.

E se você estiver fortalecido, incentive e motive outras pessoas. Tem sempre alguém precisando de ajuda e procurando como se manter saudável diante de tudo isso. Seja físico ou mental.

A Estância Fraternidade pode te ajudar, Você não está sozinho

comportamentos compulsivos, comportamento humano, vícios, ajuda

Seja você, um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por algum problema de saúde mental por causa desse isolamento social, não hesite! Procure uma ajuda especializada. Nós podemos te auxiliar com isso. Lembre-se: você não está sozinho nessa luta.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Converse no WhatsApp