A campanha Setembro Amarelo está no ar desde 2014 e foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM para chamar a atenção para a prevenção ao suicídio.
O dia 10 de setembro foi oficializado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas a campanha fica no ar durante todo o mês para intensificar a conscientização. Você sabe a importância dessa campanha?
Os números de suicídio no Brasil
No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todo ano, no mundo são mais de 1 milhão. É uma pandemia que não para de crescer e, diferente de outras, tem uma repercussão muito menor do que deveria.
É uma triste realidade que atinge famílias independente da localização, cor, crença e classe social. A cada ano, registram-se cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde afirma que cerca de 96,8% dos casos são relacionados a transtornos mentais. A depressão está em primeiro lugar na escala, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Além dos fatores que causam crises profundas de situações estressantes, como desemprego, crise financeira e perda de entes queridos. Bem como término de namoro, abusos sexuais e doenças crônicas.
Já falamos por aqui sobre a importância de manter a mente saudável. (COLOCAR O LINK DO POST) Não guarde os seus problemas só para você. Se estiver se sentindo desanimado, procure pessoas conhecidas ou uma ajuda profissional que possam te ajudar.
A importância do Setembro Amarelo
Foi com essa preocupação que o Setembro Amarelo foi criado, pois tem o objetivo de prevenir e reduzir estes números preocupantes de suicídio.
Apesar do dia 10 de setembro ser escolhido como o dia oficial da campanha mundial, o Setembro Amarelo é lembrado durante todo o mês. Uma campanha que cresceu e conquistou o Brasil graças a espaços inéditos na imprensa e outras parcerias.
É importante reconhecer os fatores de risco e que podem agravar os casos, como a depressão e a bipolaridade. Lembre-se que você não está sozinho. Procure um de nossos psiquiatras e agende uma visita.
Procure por ajuda
O assunto “suicídio” é, por muitas vezes, um tabu na sociedade e poucas pessoas sabem ou conseguem conversar sobre esse assunto. E isso não pode acontecer. É preciso dar atenção necessária para que vidas sejam salvas.
Tirar a própria vida é uma decisão extrema que muitos escolhem para fugir dos problemas e pressões externas que afetam o interno. É de fundamental importância manter a mente saudável para detectar quando a possibilidade existir e agir a tempo.
Seja você, um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por esse problema, não hesite! Procure uma ajuda especializada. Nós, da Estância Fraternidade, podemos te auxiliar.
Educação, informação, prevenção e tratamento pode salvar vidas. Foi para isso que o Setembro Amarelo foi criado. A população brasileira precisa estar ciente desse problema mundial.
Aceitamos internações voluntárias, involuntárias e compulsórias. Faça-nos uma visita. Estamos localizados na região metropolitana de Fortaleza/CE.