Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout? Vamos abordar um assunto que está muito em alta hoje em dia, mas que bastante pessoas não o conhece pelo nome correto.
Acompanhe a seguir as causas e consequências da Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.
O que é a Síndrome de Burnout?
Alguma vez você já sentiu um esgotamento profissional? Aquela sensação de exaustão extrema e estresse? Um esgotamento físico causado pelas situações de trabalho desgastante? Essa é a Síndrome de Burnout.
Os principais sintomas dessa doença são resultantes de situações desgastantes de trabalho. Apesar de existir um desejo natural de crescer profissionalmente na carreira, a pessoa deve estar preparada também psicologicamente para assumir esse compromisso.
Afinal, os cargos que mais causam a Síndrome de Burnout são os empregos que demandam muita competitividade e responsabilidade. Quanto mais alto o cargo, mais responsabilidade. Quanto mais responsabilidade, mais estresse.
O que quer dizer?
A palavra Burnout vem do inglês. “Bur” significa “queima” e “out” quer dizer “exterior”. Algo que vem de fora e acaba afetando de forma parcial ou completa a mente do profissional.
Por isso, o excesso de trabalho é a principal causa. Profissionais que atuam diariamente sob pressão, como enfermeiros, professores, jornalistas e, principalmente, agentes de segurança, como policiais e outros.
A Síndrome de Burnout também pode surgir em profissionais que assumem objetivos próprios ou são pautados para trabalhos muito difíceis de entregar. Prazos apertados e situações de capacidades insuficientes pressionam o profissional e afetam a mente.
Quais são as consequências?
Além da sensação de esgotamento profissional, a síndrome pode ir além e causar algo pior, como a depressão profunda. Por isso, é considerada uma doença psicológica.
Sendo assim, nada melhor do que procurar a ajuda adequada para esses casos, como o apoio profissional de psicólogos e/ou instituições ou clínica de recuperação.
Não deixe o preconceito ou a falta de informação falar mais alto. Cuide da saúde da maneira certa e no tempo correto. Se não for tratada com seriedade e em tempo hábil, a Síndrome de Burnout pode apresentar ainda mais consequências.
Além da sensação de esgotamento físico, outros sintomas podem surgir se a síndrome não for tratada adequadamente. Nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga e tonturas são algumas delas.
Como já foi dito, a consequência maior pode ser o estresse e a falta de vontade de sair da cama e até de casa, causando uma depressão profunda.
A Estância Fraternidade pode te ajudar, Você não está sozinho
Caso você, algum parente ou algum amigo próximo esteja passando por essa síndrome ou algum problema psicológico parecido, não hesite! Procure uma ajuda especializada.
Pelo motivo de muitos sintomas surgirem de forma leve, algumas pessoas podem se enganar e achar que é algo passageiro. Cuidado! Procure ajuda profissional. Pode ser algo leve, mas também pode ser a Síndrome de Burnout
Nós podemos te auxiliar com isso. Lembre-se: você não está sozinho nessa luta.