A dependência química é real e precisa ser tratada. Mesmo que não esteja com frequência na mídia como outras doenças mais famosas, a dependência química é considerada um transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS); Além de um problema social.
Por causa da dependência química, a pessoa perde a capacidade de lidar com problemas, perde a capacidade de decisão e a capacidade de organização.
Se você ou alguém próximo a você está passando por algo parecido, veja abaixo a razão disso acontecer e como identificar as causas da dependência química.
O que é Dependência Química?
É uma doença que atinge o cérebro. Algumas substâncias químicas ativam o sistema de recompensa e, com o tempo, o indivíduo vai se interessando ainda mais pela sensação de prazer causada pela droga.
O cérebro é um órgão poderoso que consegue dominar todo o corpo quando ativado de maneira certa ou errada. O sistema límbico mostra tudo o que é bom, importante e o que deve ser feito novamente para causar sensação de prazer. O córtex pré-frontal ajuda a planejar e controlar essas ações.
É aí que entra o problema das drogas, pois ela ativa esse sistema de recompensa e controla as ações. E os principais prejuízos são a perda no controle dos impulsos, planejamento e tomada de decisões.
Como identificar as causas de dependência química?
O vício das drogas é devastador na vida de qualquer pessoa, independentemente de cor, gênero ou classe social. Todos podem ser vítimas! Por isso, devem-se atentar às causas e principais motivos que indicam a dependência química.
O dependente se desprende da realidade, sociedade, relações pessoais e profissionais. É algo tão grave que, se não for tratado no tempo hábil e com devidas precauções e importância, pode levar o indivíduo a óbito.
Se você, algum familiar ou pessoa próxima está passando por algo parecido, conheça alguns dos sintomas que podem indicar a dependência química:
- Desejo incontrolável de usar determinada substância;
- Perda de controle (não conseguir parar depois de ter começado a consumir determinada substância);
- Aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância);
- Abandono de atividades prazerosas alternativas: maior parte do tempo gasto em prol do uso da substância.
O que fazer quando há dependência de drogas?
Constatada a dependência química, o primeiro passo é conversar com a pessoa e convencê-la a procurar ajuda. Após a conversa, deve-se procurar tratamento médico. Lembre-se que é uma doença. Alguns postos de saúde oferecem este tipo de tratamento. Existem também grupos de apoio, como Narcóticos Anônimos e grupos de apoio às famílias.
É importante ressaltar que não é qualquer local, seja social ou médico, que o dependente deve ser tratado. O recomendado é pesquisar e procurar ambientes profissionais e respaldados para evitar danos futuros maiores.
Cada caso é diferente. Depende de pessoa para pessoa, mas, por causa de recaídas, alguns precisam de remédios para evitar ou tratar depressão e ansiedade. Em casos mais graves, é recomendado o acompanhamento psicológico individualizado.
Fiquem atentos e procurem ajuda. Saúde e bem-estar são os maiores benefícios para qualquer ser-humano. Nascemos para ser vencedores!
Você não está sozinho
Seja você, tem um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por isso, não hesite! Procure uma ajuda especializada. Nós podemos te auxiliar com isso. Lembre-se: você não está sozinho nessa luta.