A depressão é hoje uma doença que atinge pessoas no mundo todo e não faz escolha de idade e classe social. Mas você sabe com identificar uma pessoa depressiva?
Apesar de muitos ainda não considerarem uma doença, a depressão é sim, comprovada, como doença. Ela afeta o humor, gerando uma tristeza profunda e persistente de tal forma que as pessoas pensam e agem de forma extrema.
Mas, afinal, como identificar uma pessoa depressiva e poder ajudar? Devemos dar atenção para isso, pois nem mesmo quem sofre de depressão pode identificar essa doença. E, às vezes, não reconhece como tal.
Sintomas psicológicos e físicos
Para identificar uma pessoa depressiva, podemos começar analisando os comportamentos físicos e psicológicos, pois a depressão atinge essas duas áreas da vida pessoal e profissional.
Mas deve ser tomado um cuidado redobrado, afinal, esses sintomas nem sempre são fáceis de serem reconhecidos. Segundo o Manual de Diagnósticos de Transtornos Mentais (DSM V), a pessoa depressiva aponta o seguinte sintoma:
Humor deprimido e/ou perda de interesse
Quando essa doença atinge uma pessoa, ela demonstra um humor mais depressivo, com graus de tristeza e, principalmente, sem vontade de fazer atividades que, antes, eram muito comuns.
A perda de interesse em atividades do dia a dia torna-se uma coisa normal. Imagine-se deixando de fazer aquilo que antes era prazeroso. É justamente esse um dos sintomas da depressão.
Por isso, não se precipite e tome decisões sem consultar um especialista. Cada caso é um caso e deve ser analisado com atenção e cuidado.
A pessoa depressiva pode apresentar outros sintomas, como:
Atente-se para a perda ou ganho excessivo de peso sem dieta e em pouco espaço de tempo.
O aumento ou a diminuição de apetite sem explicação aparente também é um dos sintomas para quem está sofrendo de depressão.
A pessoa depressiva também demonstra insônia ou excesso de sono, atente-se para esse sintoma comum.
Por ser uma doença relacionada à tristeza, a depressão, por muitas vezes, não é identificada em pessoas agitadas. Mas a agitação inesperada é um dos sintomas comuns.
Apesar da fadiga e perda de energia está relacionada ao cansaço normal do dia a dia por motivo de estudo e trabalho, é um sintoma claro de depressão. Aliada com a perda de energia aparente.
Outro sintoma comum da pessoa depressiva é o sentimento forte de inutilidade e/ou culpa excessiva. Geralmente, nesses casos, a pessoa fica se lamentando e carregando um peso de culpa sem explicação, mesmo sem ter muito a ver com a situação.
A indecisão ou capacidade reduzida de pensar ou se concentrar também são sintomas da depressão.
E os sintomas mais conhecidos do grande público são os pensamentos de morte ou vontade de morrer, bem como as tentativas ou planejamentos de suicídio.
O que fazer nesses casos?
Lembre-se: a pessoa depressiva pode apresentar todos ou apenas alguns dos sintomas citados. Como já recomendado, não tome ações precipitadas e consulte sempre um clínico geral ou psiquiatra para que seja feita uma melhor avaliação.
Geralmente, esses sintomas devem aparecer nas últimas duas semanas, sem justificativa de outras causas.
Você não está sozinho
Se você identificar em algum amigo, parente ou em você mesmo esses sintomas, procure nossa clínica. Sozinho é mais difícil de conseguir vencer, mas com a ajuda certa você pode sair dessa.
Fale com a gente, estamos prontos para ouvi-lo e guiá-lo para o melhor caminho.