O que fazer quando a relação amorosa entre o casal se transforma em uma dependência emocional e como identificar isso para evitar problemas maiores?
Certamente, ter um afeto amoroso saudável é o sonho de todo casal. Afinal, nada melhor do que viver para sempre ao lado de uma pessoa que você considera como o amor da vida e melhor amigo(a).
O que é dependência emocional?
Primeiro, precisamos entender que dependência emocional é um tipo de apego excessivo a outra pessoa. Portanto essa dependência pode se dar em qualquer relação humana, seja em amizades ou mesmo entre casais.
É aí que a frequência de dependência é maior. Na maioria das vezes, o padrão da dependência emocional se dá em casais, independente do tempo que convivem.
A dependência emocional é a necessidade de ser amado
Um dos principais fatores da dependência emocional é a necessidade excessiva de ser amado. Ou seja, isso está muito ligado a baixo autoestima, pois aquele se não tem amor-próprio, acaba necessitando de uma atenção maior de terceiros.
Relacionar-se com outra pessoa é o desejo natural de muitas pessoas. Amar e ser amado. Mas para uma pessoa com dependência emocional é algo a mais. Ela precisa de uma relação amorosa para sentir-se digna de amor.
Afinal, o parceiro não é nenhum familiar de origem e que não teria, por razões claras, o motivo para amar; mas ama mesmo assim, porque escolheu isso.
Mas não existe nada de errado nisso. Como já foi falado, é algo que todos os casais desejam. Amar e ser amado. O problema está em quando a própria aceitação de si mesmo baseia-se apenas nisso.
Dependência emocional não é amor
Ou seja, não confunda dependência emocional com amor. São coisas diferentes. O amor é baseado na escolha livre e espontânea sem a necessidade de aceitação.
Por outro lado, a dependência emocional é uma espécie de labirinto, uma prisão difícil da qual é difícil sair. E quando há dependência emocional, o amor se destrói e acaba sumindo, trazendo consequências negativas para ambas as partes.
Você não precisa de alguém para ser feliz
As pessoas são bombardeadas diariamente com informações de que precisam de um parceiro para ser feliz. Um convencionalismo social e cultural que é empregado desde a infância através de histórias de amor.
Por muitos anos, chegar a uma certa idade solteiro era algo alarmante. Principalmente para as mulheres. A sociedade não via com bons olhos. Em algumas famílias, ainda hoje, é sinal de fracasso. Ou seja, você se torna uma pessoa de sucesso apenas se tiver um parceiro.
Consequentemente por causa dessa pressão da sociedade, muitas pessoas acabam desenvolvendo a dependência emocional mesmo sem perceber e destroem suas vidas amorosas.
Como agir diante dessa situação?
Portanto, mude a mentalidade e pare de insistir para si mesmo ou amigos que precisam de um parceiro.
Em primeiro lugar, não consuma conteúdos na internet ou em outros meios de comunicação que impõe esses valores culturais de que o amor se baseia na dependência emocional.
Em segundo, analise e avalie seus valores, crenças e princípios a respeito dos relacionamentos.
Você não está sozinho
Seja você, um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por esse problema, não hesite! Procure uma ajuda especializada. Nós, da Estância Fraternidade, podemos te auxiliar com isso. Lembre-se: você não está sozinho nessa luta.