A clínica de recuperação surgiu como alternativa para o tratamento de dependentes químicos. Com isso, passou a exercer uma grande importância na sociedade, pois foram feitas para abrigar, cuidar e tratar.
Mas, afinal, qual a importância da clínica de recuperação para dependentes químicos? Conheça a seguir os benefícios e o que torna uma clínica de recuperação o local ideal e propício para o tratamento.
A Dependência Química
A dependência química foi diagnosticada oficialmente como doença em meados dos anos 60. Esse diagnóstico foi muito importante para as famílias e, principalmente, para quem sofria com a dependência.
Por muito tempo, os dependentes químicos eram internados juntos com criminosos e pessoas com doenças psiquiátricas. E esses locais eram impróprios, pois eles sofriam abusos físicos e psicológicos e não recebiam os tratamentos devidos.
As instituições da época não eram adequadas para dependentes químicos. O único objetivo desses locais era tirá-los das ruas, mas não conseguia tratá-los de maneira correta para uma ressocialização.
Clínicas de Recuperação
Com o diagnóstico de doença comprovado para dependentes químicos, surgiram diversos meios de tratamentos e acompanhamentos. Dentre eles, as clínicas de recuperação.
Por ter mais aprimoramento, a clínica de recuperação é a mais recomendada nesses casos. Os doentes podem ser acompanhados de perto e com as devidas precauções e necessidades.
A importância da clínica de recuperação para dependentes químicos é notória quando se analisa o tratamento adequado aos problemas apresentados.
Uma instituição feita para abrigar, cuidar e tratar quem sofre de dependência química. As clínicas de recuperação precisam de um destaque maior na sociedade e mídia em geral.
O preconceito e a falta de informação matam todos os dias essas pessoas que precisam de ajuda adequada. Dependência química não é desvio de caráter ou falta de vergonha na cara.
Alegar isso faz com que dependentes químicos e/ou familiares sofram e receiem na hora de procurar por ajuda. Por isso, o suporte de uma clínica de recuperação preparada é tão importante.
Locais adequados
Assim como qualquer outro local, existem clínicas de recuperação que não estão dentro de um padrão ideal. Se você ou algum familiar precisar de ajuda, busque por instituições sérias.
Uma clínica de recuperação precisa oferecer uma estrutura que seja capaz de atender e recuperar os pacientes de forma objetiva. Áreas de higiene, locais de lazer, espaços para terapias e quartos para descanso são uma estrutura mínima para uma instituição adequada.
Além do espaço físico já comentados, atente-se para os profissionais que fazem atendimentos e prestam serviços para a clínica. Uma instituição decente oferece profissionais capacitados e experientes.
Psiquiatras, terapeutas, enfermeiros e assistentes são exemplos de uma equipe de acordo com o que é exigido para uma clínica de recuperação.
Lembrando que uma ótima clínica ainda oferece um acompanhamento depois da internação, pois, mesmo o paciente voltando à vida normal, precisa desse acompanhamento.
O que fazer nesses casos?
Lembre-se: a pessoa depressiva pode apresentar todos ou apenas alguns dos sintomas citados. Como já recomendado, não tome ações precipitadas e consulte sempre um clínico geral ou psiquiatra para que seja feita uma melhor avaliação.
Geralmente, esses sintomas devem aparecer nas últimas duas semanas, sem justificativa de outras causas.
Você não está sozinho
Se você identificar em algum amigo, parente ou em você mesmo esses sintomas, procure nossa clínica. Sozinho é mais difícil de conseguir vencer, mas com a ajuda certa você pode sair dessa.
Fale com a gente, estamos prontos para ouvi-lo e guiá-lo para o melhor caminho.
[…] e manter políticas públicas efetivas contra o narcotráfico e na defesa da assistência aos dependentes químicos e a seus […]